As chuvas de Pré-Estação chegaram ao Ceará. Durante os últimos dias, principalmente em municípios das regiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns, precipitações começam a molhar a terra e dar esperança ao povo cearense.
Entre dezembro e janeiro, as precipitações que caem no Estado são provocadas pelos fenômenos Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e Cavados de Altos Níveis (CAN). No sul do Estado, durante este período, sistemas meteorológicos que chegam ao Nordeste, principalmente na porção sul, também trazem chuvas.
Nesta época, os acumulados não chegam a ser tão grandes. As normais para dezembro e janeiro são, respectivamente, 31,6 e 98,7 milímetros. Até o momento, os maiores acumulados foram registrados em Itapipoca (110,8mm), no último dia 16, e Altaneira (24mm), nesta segunda-feira (18).
“As chuvas, neste período, geralmente não são muito volumosas. Em janeiro se tem as precipitações mais significativas do período porque os sistemas mencionados [VCAN e CAN] são mais atuantes naquele mês em especial”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz.
Em 2016, as precipitações da Pré-Estação ficaram 28,1% abaixo da média, registrando 93.8mm contra os 130,3mm da normal climatológica.
Previsão
Durante este dois meses, as previsões são de curto período que, na Funceme, são de até três dias. Para esta terça-feira (19), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no centro-sul do Ceará. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado no decorrer do dia.
Já para esta quarta-feira (20), há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Para quinta-feira (21), no decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do estado.
Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação