As grades das celas da Cadeia Pública de Cariré, na Região Norte do Ceará, foram furtadas entre quinta-feira (16) e o último sábado (18). O local está desativado há quatro meses. De acordo com o comandante da Polícia Militar (PM) do município, 1º sargento Vasconcelos, o principal suspeito do furto é um agente penitenciário.
Vasconcelos informou que o agente chegou a ir até o destacamento da PM, que fica em frente à cadeia desativada, e pediu para levar as grades das celas. A retirada, no entanto, foi negada, porque o homem não apresentou nenhum documento de autorização da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP).
No último sábado, uma testemunha informou que o agente suspeito parou um caminhão em frente à cadeia, entrou no local e retirou as grades. Um boletim de ocorrência (B.O) foi registrado pela PM de Cariré neste domingo (19), na Delegacia Regional de Sobral.
Ainda conforme o sargento, o agente já trabalhou na Cadeia Pública de Cariré quando ela ainda estava ativa e tem a chave do local. O servidor foi remanejado para a Penitenciária de Sobral após a desativação da cadeia, há quatro meses.
As cadeias públicas do interior do Ceará começaram a ser desativadas pela SAP em janeiro deste ano, por questões de infraestrutura e segurança.
Fonte: G1 CE