O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, nesta segunda-feira (13), situação de emergência em três municípios cearenses devido a problemas de estiagem ou seca. Cascavel, Independência e Santa Quitéria agora se juntam a outras 32 cidades do Ceará que também estão com situação de emergência vigente, totalizando 35 municípios, ou 19% do Estado.
Na maioria dos casos, o decreto deve-se à seca ou à estiagem extrema, no entanto, há cidades, como Missão Velha e Abaiara, cujo estado de emergência tenha sido decretado devido a “chuvas intensas”. O decreto neste último município tem vigência expirada nesta quarta-feira (15). Os dados são da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Ceará.
Também neste mês de setembro (dia 25) encerra-se a vigência do decreto em Aiuaba. Das 35 cidades atualmente em situação de emergência, 13 têm prazo válido até o próximo ano e as demais encerram até o dia 31 de dezembro. Os decretos têm validade de seis meses, podendo ser prorrogados caso o problema persista trazendo danos à população.
Cidades em situação de emergência por estiagem:
- Canindé
- Caridade
- Caucaia
- Itapajé
- Itatira
- Monsenhor Tabosa
- Palmácia
- Santa Quitéria
- Cascavel
- Independência
- Catunda
- Crateús
- Aiuaba
- Tauá
- Acopiara
- Deputado Irapuan Pinheiro
- Jaguaretama
- Madalena
- Milhã
- Mombaça
- Pedra Branca
- Quixadá
- Solonópole
- Irauçuba
- Trairi
- Jaguaribe
- Morada Nova