Quatro sargentos da Polícia Militar foram presos nesta terça-feira (1º) em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Estado, com o apoio de equipes da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) em Fortaleza. Os agentes são suspeitos de extorsão praticada no exercício das funções.

Durante as investigações sobre organizações criminosas, o Gaeco e o órgão de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) descobriram que um grupo de policiais militares extorquia traficantes e outros criminosos na área do 17º Batalhão, no Bairro Conjunto Ceará. Nesta fase da operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão emitidos pela Justiça Militar.

Em uma ação monitorada pelos investigadores, os quatro sargentos, com a participação de um outro suspeito que não é policial, foram flagrados abordando em um carro da polícia o veículo de um traficante na Avenida Osório de Paiva. Eles sequestraram o homem para obter vantagem como condição do resgate.

Segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), o traficante, que na ocasião estava com entorpecentes, somente foi libertado após pagar a quantia exigida pelos policiais militares. Além das prisões, foi apreendida uma quantia em dinheiro, de origem ainda desconhecida.

Após o flagrante, os militares presos passaram por exames no Instituto Médico Legal (IML) e depois foram encaminhados ao Comando da Polícia Militar. Além do processo criminal, os policiais envolvidos nos crimes responderão a procedimento disciplinar na CGD, com penas que podem chegar à demissão.




Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *