A Coordenadoria Estadual de Defesas Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará vai receber a partir da próxima terça-feira (23) propostas de credenciamento de Pessoas Físicas ou Jurídicas para realizar serviço de coleta, transporte e distribuição de água tratada, para consumo humano, por meio de caminhão tipo tanque, conhecido popularmente como carro-pipa.
Segundo a Defesa Civil do Estado, o objetivo é atender demandas de municípios cearenses em situação de emergência por estiagem. A última Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de dezembro passado, reconheceu o estado de calamidade provocado pela seca prolongada em 41 municípios cearenses, somando-se 95 nessa situação.
Ainda sem a garantia de uma boa quadra chuvosa, a Defesa Civil resolveu manter o abastecimento emergencial, principalmente nas áreas urbanas, como em Boa Viagem e Pedra Branca, até a certeza da recarga das cisternas e dos mananciais de onde as águas são captadas para distribuição às populações das cidades mais afetadas. Os carros-pipa realizam o abastecimento dos chafarizes onde os moradores captam a água.
Os pipeiros, como são conhecidos os profissionais especializados nesse tipo de transporte, deverão entregar pessoalmente suas propostas exclusivamente na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em Fortaleza. O resultado da solicitação de credenciamento, bem como os comunicados de sorteio de rotas e convocações, serão divulgados no sítio eletrônico www.defesacivil.ce.gov.br.
Mais Informações
Defesa Civil do Ceará
Rua Conselheiro Estelita, 370 – Fortaleza
Fone (85) 3101 2118
Email fdcc@sspds.ce.gov.br
Fonte: Diario do Nordeste