Ingressar no ensino superior e técnico é um grande passo para os internos do sistema prisional transformarem suas vidas através da educação. Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), cinco apenados conquistaram vagas em instituições públicas e particulares através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2018. O resultado da primeira chamada foi divulgado neste mês e os índices de aprovação ainda podem aumentar com as chamadas seguintes e a lista de espera.
Os alunos se prepararam para a prova por meio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider e dos aulões realizados nas unidades pelo Governo do Ceará, através da parceria entre as secretarias da Justiça e Cidadania (Sejus) e da Educação (Seduc).
Alimentos, Biomedicina, Educação Física, Engenharia Civil, Gestão Comercial e Sistemas para Internet foram os cursos nos quais os internos garantiram suas vagas. Entre os aprovados, um conquistou vaga no Instituto Federal de Mato Grosso, por meio da educação à distância, e quatro foram contemplados com bolsas integrais ou de 50% em instituições particulares de Fortaleza e poderão frequentar as aulas caso recebam autorização judicial.
As unidades que registraram aprovações foram: Centro de Triagem e Observação Criminológica (CTOC), Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) e Cadeia Pública de Aracati.
O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, acredita que esse caminho seja fundamental na ressocialização dos internos.
Fonte: Sertão Alerta