Após a avaliação dos desempenhos municipais no controle das arboviroses, a Secretaria da Saúde do Ceará divulgou os 100 municípios que participarão do rateio de R$ 10 milhões do incentivo instituído pelo Governo do Ceará em 12 de junho de 2017, na mobilização “Todos contra o Mosquito”, para investimento em ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os municípios contemplados cumpriram as metas e alcançaram parâmetros satisfatórios nos critérios de avaliação Estabelecidos no Termo de Compromisso assinado pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Henrique Javi, no ano passado.

Para participar do rateio do incentivo financeiro, os municípios cearenses deveriam cumprir seis critérios de execução das ações previstas para o período de julho a dezembro de 2017. Entre esses critérios estão a instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.

Com o rateio, caberá aos 100 municípios classificados a divisão do incentivo de R$ 10 milhões, que chega a representar incremento de mais de mil por cento, ou mais de dez vezes, no caso de Guaramiranga, o valor do Piso Fixo da Vigilância em Saúde (PFVS) repassado pelo Ministério da Saúde. Dos 100 municípios incentivados, 69 terão incremento superior a 100% ao PFVS. Os recursos do incentivo deverão beneficiar com ações de controle das arboviroses uma população de mais de 3 milhões de habitantes, residentes dos 100 municípios classificados.

A secretária de Saúde de Guaramiranga, Silvana Sousa Soares, comemora a resposta das comunidades às ações de mobilização contra o mosquito no município, que foi um dos 100 que alcançaram os critérios estipulados. “As ações impactaram imediatamente”, diz ela. “Foi tudo tão positivo que não deixamos de nos reunir”, acrescenta a secretária. Desde a instalação do comitê intersetorial municipal, são organizadas reuniões mensais nas escolas e localidades do município para a realização de gincanas e do Dia D das Arboviroses nas localidades com maiores índices de infestação.

No município de Cedro, o prefeito Nilson Diniz destaca que a atuação dos profissionais foi fundamental para a conquista do incentivo. “Estamos focados no combate às arboviroses, nossos profissionais e toda a população estão de parabéns pelas ações executadas”, afirma. A criação do Comitê Municipal Intersetorial, as melhorias nos indicadores de qualidade de vigilância das arboviroses, com a cobertura mínima de 80% dos imóveis do município e a classificação dos índices de infestação predial foram algumas das ações realizadas pela prefeitura.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *