A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene usado como combustível nos aviões resultou em 31 novos voos semanais ligando Ceará e São Paulo até setembro deste ano, conforme levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
Dos 31 voos para o Ceará, 25 vão ser operados no Aeroporto Internacional de Fortaleza e seis no Aeroporto de Juazeiro do Norte, na região do Cariri.
A medida do governo estadual paulista, reduzindo de 25% para 12% a alíquota do ICMS, visa baratear o custo operacional das empresas aéreas. Com a medida, eram esperados 490 voos semanais no país, mas o número chegou a 648 novas partidas semanais já anunciadas.
Destes 648 voos, 491 já estão em operação em 32 aeroportos de 16 estados. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em julho.
Os novos voos são da Azul, Gol, Latam e Voepass. Segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovics, com isso, haverá uma ampliação na conectividade aérea nacional, gerando mais empregos e renda em todas as cidades beneficiadas com os voos.
(G1 CE)