Chuvas intensas ocasionaram transtornos para moradores da Região Metropolitana de Fortaleza e cidades do interior do Ceará.
A chuva forte causou alagamentos nas ruas de Lavras da Mangabeira, cidade do Centro-Sul , na madrugada desta segunda-feira (7). Foram registrados acúmulo de água pelas ruas e avenidas nos bairros Amaniutuba, Vila Bancária, Cruzeiro e no Centro do município.
Na comunidade do Santo Calabaço, na zona rural, uma das ruas ficou semelhante a um rio. Não há informações de feridos ou desaparecidos por causa da chuva.
O Ceará deverá apresentar condições para chuvas em todas as macrorregiões entre domingo (5) e esta segunda-feira (6), conforme previsão elaborada pela Funceme.
Durante este início de semana, a expectativa é que os maiores e mais abrangentes acumulados ocorram sobre a faixa litorânea, Ibiapaba e no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
O atual cenário mais favorável às precipitações se dá em virtude de áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o principal sistema indutor de chuva nesta época do ano, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.