O Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício para todas as secretarias de educação do país para informar que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares será encerrado no fim deste ano. Segundo o documento, a decisão partiu de uma avaliação feita pela pasta em conjunto com o Ministério da Defesa. O projeto foi criado em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, 216 escolas estão em funcionamento em todo o país.

De acordo com o ofício, um processo de “desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvido em sua implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa” deve ser iniciado, e medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade devem ser adotadas.

Um decreto da extinção desse modelo deve ser publicado nos próximos dias. Já havia sinalização do MEC, dada pelo ministro Camilo Santana, de que haveriam mudanças. Não se sabe, porém, ainda, como de fato as instituições vão ficar com o fim do modelo cívico-militar.

(R7)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *