Superlua Azul poderá ser vista no Ceará na noite desta quarta-feira (30). Apesar da referência à cor, o satélite natural não terá alteração em sua tonalidade. Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês.

Segundo o astrônomo Lauriston Trinade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fator especial desse ano é que a Lua coincide com a Lua de perigeu, ou seja, o satélite está mais próximo da Terra. “Ela vai estar mais luminosa, vai ser espetáculo aqui em Fortaleza e vale a pena ver o nascer da Lua”, afirma. O horário da Lua aparecer é 17h26 e ficará cheia por volta das 22h35.

Segundo a NASA, a definição mais antiga de Lua Azul remonta aos anos 1.500, e recebia esse nome a terceira Lua cheia em uma estação que tem quatro Luas. Esta é a segunda e última superlua do ano. 


De acordo com o Observatório Nacional, o horário exato em que a Lua vai atingir seu brilho máximo vai diferir de acordo com o fuso horário: ele será às 22h35 no horário de Brasília.

O termo superlua não é uma definição astronômica oficial, mas é usado para se referir ao perigeu, período em astro quando está mais próximo da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante. 

O perigeu ocorre quando a distância entre nosso satélite natural e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.


(G1 CE)





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *