Em um período de três semanas, a Polícia Federal (PF) realizou três prisões de casais no Ceará que prestaram informações falsas para obter visto de autorização de residência. São três mulheres do Brasil, sendo uma cearense, uma piauiense e uma de origem não identificada, um homem de Guiné-Bissau e outro da Itália.
Conforme a PF, a última detenção aconteceu nessa terça-feira, 18, em Fortaleza, onde foram capturados o guineense e uma das brasileiras, ao buscarem autorização no intuito de obter o visto de residência expedida pela Delegacia de Imigração (Delemig). Os dois são suspeitos de emitir declaração falsa durante o procedimento.
Segundo a Polícia Federal, a dupla declarou que mantinha casamento no Brasil. Os policiais afirmam que a brasileira se casou com o estrangeiro Guiné-Bissau para legitimar o pedido de residência dele no Brasil. Os dois nunca teriam morado juntos e não eram casados de fato. Os policiais federais deram voz de prisão em flagrante por crime de falsidade ideológica.
As penas de reclusão podem chegar a cinco anos e multa. Depois do flagrante, os dois foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal. Eles devem permanecer à disposição da Justiça Federal.
Três prisões em três semanas
Essa é a terceira prisão de supostos casais que prestaram informações falsas para obter visto de autorização de residência. No dia 5 desse mês, um outro guineense e uma cearense foram detidos. No último dia 11, um italiano e uma piauiense também foram presos pelo mesmo delito.
Fonte: O Povo Online