A Polícia Federal, em conjunto com a Marinha do Brasil e Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), apreendeu, nesse domingo (15), próximo ao Porto de Paracuru, cerca de 39 milhas náuticas da orla da capital cearense, uma embarcação carregada de mercadorias estrangeiras cuja importação é proibida, tais como remédios e spray pimenta, além de roupas, pneus e outros.
Dois ocupantes da embarcação foram presos em flagrante por crime de contrabando e conduzidos à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal. Outros cinco tripulantes foram libertos, mas a PF continua a monitorar o grupo.
O barco de pesca vinha da Região Norte do país e trazia as caixas com as mercadorias no porão e no convés.
A embarcação e carga foram encaminhadas para a Alfândega da Receita Federal no Porto do Mucuripe. O montante dos produtos apreendidos está sendo contabilizado.
A ação policial teve a partição do Grupo de Pronta Intervenção do Núcleo de Polícia Marítima da PF e do Grupo de Presa da Marinha do Brasil, que operaram a partir do Navio-Patrulha “Goiana” do Comando do 3º Distrito Naval, bem como de aeronaves do Ciopaer da SSPDS e do Comando de Aviação Operacional da PF.
A atividade de Patrulha-Naval em conjunto tem por objetivo fortalecer a segurança no litoral cearense, com foco na repressão aos ilícitos em embarcações no mar territorial brasileiro.
(CNews)